23 de jan. de 2013

Download de tokens para D&D e tutorial de como fazer os seus próprios tokens!


Quando comecei a jogar D&D, fiquei extremamente animado. Era muito bom comprar os livros, tê-los em mãos. Sentar atrás de uma mesa, mantendo o escudo entre eu e meus amigos, assim como tinha visto acontecer de longe tantas vezes. Me apaixonei pelos livros, pelos dados, e obviamente pelas miniaturas.





Como eu amo as miniaturas do Dungeons & Dragons! Por mais que não cubram absolutamente todas as criaturas da cosmologia do D&D, elas fazem um excelente papel em cobrir a maioria esmagadora. E por falar em esmagador, esse é o problema delas. O preço esmagador.

Estava muito animado e comprei duas caixas de miniaturas (dois amigos meus compraram uma caixa cada). O preço da caixa? Mais de setenta reais. Claro que valeu a pena pra caramba e as miniaturas são exibidas em minha prateleira com todo o orgulho do mundo (junto com meu primeiro D20, todo rachado e gasto), mas o que notei é que meus jogadores ainda estavam no nível 1. Não adiantava, eu jamais teria dinheiro para comprar miniaturas para todos os monstros que eles enfrentassem. Claro que eu poderia ter substituído e “feito de conta” que a miniatura era um monstro “x”, mas eu não gostava disso. Aí é que eu tive uma ideia.
  
Após ver um post no blog do Tio Nitro, comecei a me questionar a respeito da aquisição de dezenas de miniaturas. De repente, a ideia me parecia fora de cogitação diante da oportunidade de criar meu próprio material. E foi daí que partiu minha iniciativa.
Em primeiro lugar, tratei de conseguir um jeito de criar meus próprios mapas sem ter que torrar dinheiro em Dungeon Tiles, e acabei usando um Grid de Combate imprimível em branco já nas proporções de uma polegada quadrada por quadrado. Usei canetinhas normais para desenhar os mapas e seus detalhes. Postarei num futuro próximo dicas para fazer seus mapas. Você pode baixar seu grid aqui.

Em segundo lugar, vieram as miniaturas. Claro que é super legal criar miniaturas no estilo Tio Nitro (impressas e montadas de pé), mas comigo não funcionaria. Em primeiro lugar porque as imagens das minis normais não cobriam todas as criaturas que eu usaria. Em segundo lugar, eu jogo na laje de casa e moro praticamente num vale. O vento lá em cima pode se tornar forte e arremessar as miniaturas no abismo devido à resistência ao vento que uma miniatura teoricamente tridimensional proporciona.  Tive a ideia então de fazer tokens, mas não aqueles redondinhos que estamos acostumados a ver. Abaixo há um tutorial de como criar seus tokens com o mínimo de recursos, assim como o primeiro post de material de tokens.

Em primeiro lugar, as proporções de criaturas devem ser mantidas em mente. Para os tamanhos base de criaturas do D&D 4e, use os seguintes dados para os lados da criatura:


Miúdo: 0,75 cm
Pequeno: 1,5 cm
Médio: 2,5 cm
Grande: 5 cm
Enorme: 7,5 cm
Imenso: 10 cm


Acredito que a área que uma criatura ocupa consegue transferir fielmente o tamanho dela em relação ao mundo e aos personagens. Outro ponto forte desses tokens é o fato de que você não tem restrição de criaturas. Pode fazer absolutamente a criatura que quiser.

Em primeiro lugar, vamos criar um aventureiro. Vá até o Google e procure uma imagem de um guerreiro humano. Caso esteja muito preguiçoso para isso, disponibilizaremos uma aqui:




Em seguida, copie a imagem e cole-a no Paint. Não é necessária a utilização de programas mais densos ainda, já que apenas cortaremos a imagem.

Com a imagem colada no Paint, use a ferramenta Selecionar e selecione o rosto / busto dele DE FORMA QUADRADA. É importante manter em mente que seu token é quadrado, então selecionar um retângulo apenas destruirá sua imagem quando formata-la.

Após formatar a imagem, vá até o Microsoft Word e cole-a. Você notará que a infeliz não tem o tamanho ideal, será ruim de recortar e nem sequer estará num quadrado perfeito.

                            

Selecione a imagem, vá lá em cima na aba “Formatar Imagem”. Na direita da barra de ferramentas, haverá a área “Tamanho” infelizmente, essa área mantem a proporção original (imperfeita) que você fez. Isso mesmo. Você fez um trabalho imperfeito. Parabéns.

Mas tudo tem saída. Clique no simbolozinho de um quadrado ao lado da palavra “Tamanho” escrita embaixo. Isso abrirá uma nova janela.




Lá, clique em “fixar taxa de proporção” para desativar a opção. Agora vá em ambas as opções e digite o lado da imagem. Como humanos são criaturas médias, escolhamos “2,5” como tamanho em ambos altura e largura. Isso deixará nosso token quase pronto para a impressão.

Agora, para finalizar, ainda na aba Formatar Imagem, clique em “borda de imagem”. Mas não na palavra, clique no simbolozinho preto à esquerda. Viu a magia? Exatamente a área de recorte! E olha só que legal o que acontece quando você coloca mais de um token com borda:



Agora é só colocar todos os tokens que sentir vontade e formatar de acordo com o explicado lá em cima! Ocasionalmente disponibilizarei tokens de criaturas e heróis para vocês usarem. Hoje disponibilizarei uma party de heróis e um pacote de orcs, cobrindo todo os do Monster Manual!

Vocês podem baixar o pack de tokens aqui:


Nenhum comentário: